DestaqueNotíciasVídeos

ITCidades participa de debate sobre verticalização em Florianópolis

O presidente do ITCidades, Lino Peres, e a conselheira fiscal Zoraia Vargas participaram da mesa “Verticalização em Florianópolis: por que o povo diz não”, no Planeta.com, realizada no auditório da Reitoria da UFSC dia 26 de setembro. Oito lideranças de diversas comunidades da capital fizeram críticas ao processo vertiginoso de verticalização especulativa em detrimento da capacidade de suporte das regiões, como Campeche, Rio Tavares, Armação/Pântano do Sul e Ingleses.

Elas destacaram como tem se dado o surgimento de empreendimentos de alto impacto ambiental e urbanístico, como o Makai, na SC-405, e o Refúgio do Campeche, que prevê a construção de 3 edifícios residenciais de 12 pavimentos e outros de 8 pavimentos, com uma população de quase 3 mil moradores, que representa metade da população da região do Rio Tavares. Estão previstos vários empreendimentos para o Sul da Ilha, não considerando ainda as Áreas de Urbanização Especial (AUEs), que são glebas sobre as quais o plano diretor prevê PEUs (Planos Especiais de Urbanização), os quais potencializam os edifícios em altura.

Os presentes, entre vários encaminhamentos, propuseram realizar uma campanha contra a verticalização e pela eliminação das chamadas Áreas de Desenvolvimento Incentivado (ADI), sobre as quais incidem as outorgas de liberação de edifícios em altura sob forma de incentivos.

Lino entrevistou participantes, inclusive Zoraia, em seu programa “Cidade Coletiva”, no Portal Desacato.

Veja abaixo: 

IT CIDADES

Equipe de comunicação do IT CIDADES.